Username:   Password:
 
 
 
 
News


Talent Search com Angola na mira
Revista Actualidade
Inês Serra Bastos


TALENT SEARCH COM ANGOLA NA MIRA

A empresa de recrutamento de executivos Talent Search, que já opera no mercado ibérico, estuda a possibilidade de abrir uma delegação própria em Angola ainda durante este ano.

A empresa de executive search e gestão de talento, Talent Search, presente com sede própria em Espanha e Portugal, pretende avançar ainda este ano para Angola. Este não é um mercado novo para a empresa, uma vez que já actuam nesse país à semelhança do que acontece em Itália, Grécia e Brasil, através de parcerias locais.

A concretização deste projecto levará a um aumento nos investimentos que tem andado à volta dos 30% da facturação e que tem sido canalizado para a tecnologia e pessoas. "Fizemos quer em Portugal quer em Espanha, um investimento na nossa equipa e mantemos um foco muito importante naquilo que consideramos a melhor tecnologia no trabalho. Somos uma casa totalmente informatizada, e temos assim desde o início", afirma o managing partner da Talent Search, José Caetano Silva.

Com apenas seis anos de existência, esta empresa de recrutamento de executivos tem mantido um crescimento sustentado ao longo do tempo. "Desde 2003 crescemos uma média de 15 a 20% ao ano e este último ano crescemos 25%", aponta o gestor.

Quanto aos clientes desta empresa, são essencialmente grandes companhias dos mais variados sectores: retail (25%), indústria, hotelaria e turismo, tecnologia e telecomunicações (15%), pharma e health care (13%), serviços profissionais (10%) e serviços financeiros (7%).

O core business da empresa é o talent search, embora também prestem serviços nas áreas de assessment, que consiste na análise do talento interno disponível na companhia, benchmark, estudo à medida dos pacotes retributivos da concorrência, counseling e consulting.

Quem procura os candidatos é a equipa forte de research da empresa, que complementa a sua procura com o registo acumulado de conhecimento de mais de seis anos deste mercado. "O cliente define uma necessidade, que precisa de um directivo, com uma determinada experiência e com base nesses dados nós fazemos a pesquisa. Então contactamos directamente com pessoas que, em principio, não responderiam a um anúncio porque estão em bons projectos", explica José Caetano Silva.

Sector em crescimento
A actividade na área do executive search atravessa, segundo o gestor, uma boa fase. "Este sector está em crescimento, mas talvez um pouco melhor em Espanha do que em Portugal. Mas podemos dizer que está dinâmico neste momento", assegura. O principal motivo é o crescimento das economias. "As empresas precisam de novas oxigenações, que passam pela contratação de novos directivos e, por outro lado, as economias estão a crescer em Espanha. Em Portugal começa agora a haver mais confiança para investir em pessoas". Por outro lado, esta actividade tem também um futuro ibérico. "Não quer dizer que os centros de decisão estejam a ir para Madrid, mas estão claramente a ficar ibéricos", explica José Caetano Silva.

A Talent Search nasceu no ano 2000 de uma equipa que já tinha uma experiência ibérica de cinco anos em executive search. E surgiu em Portugal tendo como foco principal o mercado ibérico. Em 2003, e no seguimento do seu objectivo, abriu um escritório na capital espanhola. Embora o mercado ibérico se mantenha como mercado preferencial, as parcerias também fazem parte da estratégia da empresa.

Perfil
José Caetano Silva nasceu em 1961 em Viseu. Licenciado em Engenharia Electrotécnica, no ramo de Informática, pela Universidade de Coimbra, iniciou a sua carreira profissional na Accenture. Posteriormente foi director de informática num grupo segurador e director de banca electrónica num banco inglês em Portugal. A área de executive search surgiu na sua vida em 1985, tendo liderado um escritório de uma empresa da área até ao ano 2000, quando nasce a Talent Search. Nos tempos livres, este gestor tem como prioridade passear com a família. No entanto o desporto é fundamental para José Caetano Silva. O golfe e a corrida, uma vez que participa regularmente nas meias maratonas de Lisboa, são a maneira de manter a sua boa forma física.






 
   
Emotional SalaryJosé Caetano da Silva
 
© Talent Search 2024